Na diabetes tipo 1 existe uma destruição progressiva das células produtoras de insulina (células β do pâncreas), por um processo autoimune (em que as células do organismo se destroem entre si) o que origina um défice nos níveis de insulina. Sem insulina a glicose permanece na corrente sanguínea, ou seja, dá-se um aumento da glicemia (nível de açúcar no sangue). Posteriormente a glicose é eliminada na urina.
Neste tipo de diabetes é imprescindível o tratamento com insulina, administrada por via subcutânea desde o início da doença.
Sintomas
Causas
Não são totalmente conhecidas, mas parecem estar relacionadas com a predisposição genética e com fatores ambientais externos.
Tratamento
A informação fornecida pela Ascensia Diabetes Care Portugal não deve ser considerada como aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento e não substitui a opinião do seu profissional de saúde. Para um uso seguro, leia cuidadosamente a rotulagem e instruções de utilização dos dispositivos médicos: medidores e tiras-teste de glicemia (para diagnóstico in vitro) e dispositivos de punção capilar, lancetas e aplicações de gestão da diabetes.