Existem diversos aspetos a que deve ter atenção, relacionados com a sua terapêutica com insulina. O seu armazenamento e transporte são exemplos disso mesmo e têm extrema importância, já que um acondicionamento errado pode mesmo pôr em causa a eficácia e a segurança da terapêutica e, consequentemente, o sucesso do seu controlo glicémico.

 

 

 

COMO FUNCIONA

COMO DEVE ARMAZENAR A INSULINA QUE ESTÁ A UTILIZAR?

A insulina em utilização deve ser guardada à temperatura ambiente, entre os 15 e os 30 graus. Além disso, deve ser protegida:

de oscilações bruscas da temperatura;

da luz solar;

do calor.

 

Na presença de temperaturas superiores a 30 graus,
deverá guardar a insulina no frigorífico e retirá-la 20 a 30
minutos antes da hora de administração. A insulina fria
está associada a dor e a desconforto no local da injeção.

COMO FUNCIONA

 

COMO FUNCIONA

E A INSULINA QUE NÃO ESTÁ A USAR?

Deve guardar a insulina que não está a utilizar no
frigorífico, a uma temperatura entre os 2 e os 8 graus, e
nunca no congelador.

VALIDADE DA INSULINA

As insulinas mantêm as suas características até ao fim da data de validade inscrita na sua embalagem, partindo do princípio que permaneceram armazenadas dentro das condições previstas. Contudo, após a primeira utilização da caneta ou de um novo frasco, a insulina deve ser mantida entre os 15 e os 30 graus (à temperatura ambiente) por até 30 dias, ou o indicado pelo fabricante, dentro do prazo de validade.

COMO FUNCIONA

 

COMO FUNCIONA

Como Saber Se A Insulina Pode Ser Utilizada?

Em termos de aspeto, as insulinas podem apresentar-se:

Transparentes

ou

Leitosas

Certifique-se de que conhece o aspeto da sua insulina e se esta for do tipo transparente e se apresentar turva, não a utilize. Da mesma forma, se for do tipo leitoso e apresentar partículas em suspensão, ou outra alteração, deve descartá-la.

 

TRANSPORTAR A INSULINA

Se vai fazer uma deslocação ou uma viagem com uma duração inferior a 6 horas, a sua insulina pode ser mantida à temperatura ambiente, desde que garanta que não ocorrem oscilações bruscas de temperatura. Se se tratar de uma insulina de reserva, esta pode depois voltar para o frigorífico.

COMO FUNCIONA

 

COMO FUNCIONA

E SE A VIAGEM FOR LONGA?

Em viagens longas, superiores a 6 horas, ou no caso de oscilações de temperatura, a insulina deve ser mantida em bolsas térmicas de transporte.
Se viajar de avião, transporte a insulina na sua bagagem de mão e não no porão, já que aí poderão existir oscilações de temperatura pronunciadas, podendo mesmo originar o congelamento da insulina, o que pode levar a uma diminuição da sua eficácia.

 

UMA ÚLTIMA NOTA:

Não guarde as canetas recarregáveis no frigorífico, já que isso pode danificar
o seu mecanismo e prejudicar a dispensa das doses recomendadas para si.